Essa é a primeira de uma série de três matérias especiais (que a gente chamou de ‘coleção’) que detalham por que o Pix se tornou esse case de sucesso que é referência internacional.
Na primeira matéria da série, trazemos dados sobre o crescimento da adoção do Pix nos seus primeiros meses até agora e como ele tem sido percebido por muitos como algo similar a uma política pública. Na segunda, a abordagem mostra que o Pix surgiu por conta de movimentos que datam de até 20 anos atrás. Por fim, a última matéria da série aponta os próximos impactos que podem acontecer no cenário financeiro brasileiro, com a chegada do Pix Garantido, e como isso pode transformar o modo como o brasileiro tem acesso a crédito.
Agradeço imensamente às fontes que colaboraram comigo durante a pesquisa para fazer esse material ficar tão impactante e forte, seja colaborando com entrevistas ou indicações de entrevistados para o especial – muito obrigada à Priscilla Koo Wilkens (BC), Rafaela Nogueira (Zetta), João Bragança (Roland Berger), Lauro Gonzalez (FGV), Arthur Smolarsky (FGV), Willer Bianco Marcondes (PwC), Ricardo Pandur (Accenture), Pedro Lenhard, Erika Daguani (Ebanx) e Walter Faria (Febraban) – sem o know how e a paciência de vocês, esse especial não seria o mesmo!
A edição ficou por conta de Fabiane Ziolla Menezes e Carolina Pompeo.