Pesquisadora acadêmica
Além da atuação como jornalista, produtora de conteúdo e ghostwriter, também sou pesquisadora acadêmica. Meus assuntos favoritos estão na intersecção entre o mundo digital e o ambiente acadêmico-científico.
Minha pesquisa mais recente envolve o estudo do caso de Átila Iamarino como um influenciador digital de ciência, que realizo como parte do mestrado em divulgação científica e cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp.
Anteriormente, também pesquisei como surgem os influenciadores digitais (veja livro publicado) durante a especialização em comunicação digital (ECA-USP, 2018) e o uso da Wikipédia como ferramenta de divulgação científica (LabJor/Unicamp, 2012).
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU E STRICTU SENSU
Destaques
Wikipédia para Divulgação científica
Durante minha especialização em jornalismo científico (UNICAMP, 2011-2012), defendi o uso da Wikipédia como um canal de divulgação científica acessível e de amplo alcance.
Átila Iamarino como influenciador de ciência
Quando o público passou a chamar a curva de contágio da Covid-19 de "Curva do Átila", como disse Emicida em entrevista, ficou inegável que o comunicador científico tinha se tornado uma figura de influência sobre o tema. Mas, como foi que isso aconteceu? Como Átila se transformou em um influenciador de ciência, quais os ônus e bônus dessa decisão do pesquisador e cientista?
Essas e algumas outras perguntas foram trabalhadas por mim em uma pesquisa de mestrado em Divulgação Científica e Cultural na UNICAMP, sob a orientação da Profa. Dra. Sabine Righetti. A pesquisa foi defendida em 27 de setembro de 2023 na Unicamp e foi aprovada pela banca! (yey!) Você pode conferir parte das perguntas de pesquisa neste mapa mental.
A dissertação na íntegra está disponível na biblioteca da Unicamp - clique aqui para ver.
Assistiu minha transmissão ao vivo no Instagram sobre o assuto e quer conferir os detalhes dos resultados e insights destacados? Você pode baixar os slides aqui.
Influenciadores digitais
A monografia final da especialização em comunicação digital (USP, 2016-2018) se transformou no livro Influenciadores Digitais: uma jornada, que descreve o caminho trilhado pela figura dos influenciadores digitais rumo ao reconhecimento e legitimação.
Formação multidisciplinar
Meu MTB foi conquistado após anos de atuação como editora no Blue Bus. Além da formação via experiência, sou bacharel em literatura e especialista em jornalismo científico (UNICAMP), além de especialista em comunicação digital (USP). Antes disso, aprendi a aprender sobre ciência e tecnologia durante o colégio técnico na ETEP, que me preparou para aprender por minha conta sempre que possível.
Vamos conversar?
Reserve um dia e hora para falarmos sobre o seu projeto.
Email: jacqueline@lafloufa.com
Press releases: press@lafloufa.com