Te dou uns dados: por que a privacidade é importante? – UOL Tab

Depois de anos de inquietação sobre o tema, falei no UOL Tab sobre a importância da privacidade para o nosso bem estar psicológico e também para a democracia. Ainda lembro que a LGPD vem para resguardar legalmente os dados privados, mas é preciso ficar de olho.
Jacqueline Lafloufa

Por que a privacidade é tão importante na internet?

Há uns 2 anos, numa aula da pós, gerei risos na sala por ser uma das únicas que não dava CPF pra compras na farmácia a não ser que houvesse um desconto absurdo. Depois dos risos, foi o professor Luis Mauro Sa Martino que me defendeu, dizendo que fazia o mesmo e que “só os paranóicos iam sobreviver”.

Desde então, andei lendo, pesquisando e anotando mentalmente vários fatos sobre privacidade – conversei com europeus, com gente na fila do SXSW e até vi por lá a futurista Amy Webb apostar que “a privacidade morreu”. Mas será mesmo?

 

Essa inquietação virou edição especial do UOL Tab: falo sobre a importância da privacidade pro nosso bem estar psicológico e também pra democracia. Ainda lembro que a LGPD vem pra resguardar legalmente os dados privados, mas é preciso ficar de olho.

Além da minha reportagem, essa matéria só foi possível por contra de um grande elenco de especialistas: Luis Mauro Sa Martino (Cásper Líbero), Frank Karlitschek (NextCloud), Renata Souto Maior Baião (Tribunal de Justiça de São Paulo), Rodrigo Ghedin (Manual do Usuário), Carol Zatorre (antropóloga na Kyvo), Georges Abboud (comissão da OAB para a LGPD), Maressa Juricic (especialista em LGPD na PwC), Henrique Garbelini (sociólogo), Louise Campolim (psicóloga) e Andre Ryoki (psicanalista).

A edição ficou por conta de Olivia Fraga e Rodrigo Bertoloto.