Como jogos de tabuleiro, jogos digitais, filmes e séries prepararam para a pandemia de Coronavírus.
As dinâmicas distópicas de uma pandemia povoam cenários de livros, filmes, séries e também jogos de tabuleiro ou digitais. Mas o que será que esses jogadores e espectadores aprendem de verdade sobre o tamanho do problema que é ter que controlar uma epidemia global?
Essa matéria para o UOL Tab me permitiu rememorar as experiências com o jogo cooperativo de tabuleiro Pandemic, que convida os jogadores a vencerem juntos o desafio proposto pelo tabuleiro: evitar que doenças epidêmicas se espalhem pelo mapa. A dinâmica colaborativa é diretamente relacionada ao que vivemos em meio à pandemia de COVID-19: é preciso que as ações sejam coordenadas entre os jogadores para que ocorra um melhor resultado. Conversei com o criador de Pandemic, Matt Leacock, para entender a criação do game e o que ele pensava sobre o quanto o jogo estava parecido com a realidade.
Acredito que é uma boa forma de tratar o assunto, especialmente se quisermos mostrar quão importante é a cooperação ao lidar com uma crise de tamanha magnitude.
O jogo Plague Inc também surpreende como uma forma divertida e didática (ainda que mórbida) de compreender o funcionamento de uma pandemia: os jogadores são convidados a ficar na pele da praga para poder exterminar a humanidade.
O jogo ajuda a dar as dimensões sobre a capacidade que uma doença que demora a se manifestar e que não mata tão rápido tem de ser muito mais letal do que uma que mate rapidamente. São desafios que os epidemiologistas estão vivendo e que os jogadores veem piscar nas suas telinhas. Sensacionalmente inquietador.
Além dos jogos, abordo também as narrativas contidas em séries como Pandemia (Netflix), que apenas por coincidência estreou no início de 2020, e também do filme Contágio (2011), que nunca antes (nem mesmo no seu lançamento!) havia sido tão procurado no Google.
A edição é de Olivia Fraga.
Obrigada às fontes que colaboraram com esse material: Matt Leacock, criador do jogo Pandemic; Galápagos Jogos, distribuidora do Pandemic no Brasil, além de dados da Ndemic Creations (Plague Inc), Google Trends, Torrent Freak e Variety.