ghostwriting para livros, ebooks, relatórios e brochuras
Sua história bem contada
Já teve a sensação de ter uma excelente história em mãos, mas não saber como contá-la? Ou de perceber o brilho de um conteúdo, mas ficar na dúvida sobre como seria melhor forma de apresentá-lo para quem você quer impactar com aquela mensagem?
O meu serviço de escrita profissional de não-ficção, conhecido também como ghostwriting, pode apoiar você a contar a sua história e encadear a sua narrativa de uma maneira interessante para o seu público, transformando-a em um material escrito cativante.
Para quem quer dar vida a uma ideia
A proposta do processo de ghostwriting que desenvolvo com os meus clientes visa compreender em detalhes o que eles buscam expressar e encontrar as melhores maneiras de fazer com que as suas ideias, histórias e memórias sejam expressadas com clareza e causando interesse em quem ler.
Meu processo de ghostwriting é sempre conduzido em parceria e em co-criação com os autores. A partir desta construção em equipe, garantimos que os autores mantenham o protagonismo no processo, sem no entanto ficarem travados em desafios da escrita e do processo de construção de uma narrativa.
Podem ser produzidos a partir do meu processo de ghostwriting materiais escritos em diferentes formatos:
- Livros sobre uma especialidade ou método;
- Relatórios ou livros adaptados de pesquisas científicas, como pesquisas de mestrado ou de doutorado;
- Histórias de vida, memórias e recordações;
- Relatórios ou ebooks (brochuras) que detalham uma tendência, esmiuçam um assunto ou destacam mensagens importantes de uma iniciativa, projeto ou organização.
Temas que podem se transformar em livros
Métodos inovadores ou exclusivos
Para quem quer explicar um modelo, um método, uma linha de pensamento ou defender uma ideia inovadora ou exclusiva, o serviço de ghostwriting pode ajudar a organizar as ideias de maneira clara e direta.
Memórias e histórias pessoais
Histórias de vida inspiradoras ou livros de memórias podem ganhar forma e corpo mais claro, transformando-se em obras motivadoras para um determinado público ou uma forma de guardar memórias para a posteridade.
Conhecimentos especializados
O livro é uma ferramenta que solidifica a expertise dos autores nas mais diferentes áreas do conhecimento. Tanto é que muitos estudiosos vertem suas pesquisas de mestrado e doutorado em obras literárias.
Como funciona o processo de ghostwriting
O meu método de ghostwriting, que trabalha com a proposta de escrita profissional criada em parceria com os autores, se divide em três principais fases, que compreendem grandes blocos de atividades na escrita de um livro. São elas:
Ideação e Projeto
Nesta fase, a partir de um processo de escuta atenta, compreende-se a possibilidade de transformar a ideia em uma história e se cria o projeto da obra. Com o projeto em mãos, os autores podem se corresponder com editoras para apresentar a sua proposta e iniciar as primeiras conversas editoriais.
Redação e edição
Com o projeto em mãos, é possível criar uma estrutura da obra e iniciar o processo de redação do manuscrito e sua posterior edição. Esta fase tem etapas modulares que permitem tanto que os autores trabalhem diretamente no seu manuscrito quanto pode incluir também a redação do material.
Editorial
Nesta fase, o manuscrito já está pronto e editado e pode ser encaminhado para a publicação. No acompanhamento editorial, atuo junto dos autores e em parceria com a editora para a tomada de decisão em detalhes como preparação do texto, diagramação, confecção da capa e apoiando em decisões até o lançamento.
O que dizem os clientes
Perguntas mais frequentes
Todo o meu trabalho de ghostwriting acontece sob uma cláusula de confidencialidade (também conhecida em inglês como non disclosure agreement, ou NDA), que proteje a pessoa autora para que ela possa contar sua história e seus métodos com a segurança de que o trabalho só será compartilhado da maneira aprovada e indicada por eles na obra que vamos produzir juntos.
Existem alguns exemplos famosos de profissionais que fazem uso de escritores profissionais (os ghostwriters) sem que eles apareçam como autores da obra. É o caso dos livros de memória de Britney Spears e do Príncipe Harry, para citar exemplos bastante recentes, ou da autobiografia de Andre Agassi.
Não precisa. A contratação padrão do serviço de ghostwriting é feita com a cessão dos direitos autorais e não prevê a co-autoria. No entanto, nos últimos anos tem existido uma tendência de alguns autores desejarem compartilhar a autoria com o profissional de escrita que os apoiou no desenvolvimento da obra. Isso acontece mesmo com profissionais que têm bastante traquejo e experiência na escrita, mas que desejam compartilhar a autoria da obra final – é o caso do livro de memórias de Jô Soares, escrito em parceria com Matinas Jr., ou do livro de memórias de Claudia Raia, escrito com o apoio de Rosana Hermann, para citar dois casos brasileiros.
Por conta do caráter de confidencialidade envolvido em todo o processo, via de regra o trabalho de ghostwriting raramente tem um portfólio público. Em alguns casos em que os autores decidiram compartilhar a co-autoria da obra ou nos casos em que meu processo de apoio esteve mais envolvido com áreas de curadoria e edição, meu nome pode constar no expediente editorial da obra.
Conheça alguns dos livros e relatórios que tiveram meu apoio de escrita profissional
SXSW Insights 2024, curadoria para a GoAd Media direto de Austin (EUA)
“O Jardim da Resiliência”, livro de Katia Wendt
Curadoria do SXSW 2023 em Austin (EUA) para a GoAd
Agroecologias do Brasil, relatório para a WTT
“Sua Causa Merece Mais”, livro de Cris Camargo
Futuros do Bioplástico têm raízes na Amazônia, relatório para a WTT
* seleção de clientes que incluem meus créditos no expediente editorial ou que autorizaram a menção após a publicação
Apoio editorial e escrita profissional oferecida por
Jacqueline Lafloufa
Depois de mais de uma década no jornalismo de ciência e tecnologia, duas especializações e um mestrado no ambiente acadêmico, ficou claro para mim que bons conhecimentos precisam também ser bem empacotados.
De nada adianta ter uma excelente história, método ou conhecimento se ele não puder ser passado adiante com cuidado, atenção e planejamento.
O início da minha carreira como ghostwriter se deu no ambiente corporativo, apoiando na escrita de colunas e materiais para executivos de uma grande multinacional. Eles eram experts, mas não tinham tempo e nem paciência para verter seus insights em texto. No entanto, a partir de uma breve entrevista comigo, suas ideias eram transformadas em uma narrativa fácil de ler e com insights rapidamente compreendidos pelo público. Isso sim era impacto!
Hoje, ofereço serviços de escrita profissional para clientes dos mais diferentes setores e com os mais diversos objetivos. De histórias de vida inspiradoras a métodos científicos, passando por insights de pesquisa de campo e especialidades de mercado.
Que tal marcarmos uma conversa sobre o seu livro?
Reserve um horário na minha agenda para conversarmos sobre a sua ideia de livro e como opodemos transformá-la em realidade!
Reserve um dia e hora que seja conveniente para você diretamente na minha agenda – o sistema automaticamente encaminhará um convite para os nossos emails.