Influenciadores: uma jornada – meu novo livro na loja do Kindle, na Amazon

Como surge um influenciador digital? Essa é a principal pergunta que este ebook tenta responder.
Jacqueline Lafloufa

Adaptação de uma pesquisa da pós-graduação, o livro propõe uma jornada para compreender os influenciadores digitais e saber o melhor momento de interagir com eles

Como surge um influenciador digital? Essa é a principal pergunta que este ebook tenta responder. 

Por meio de entrevistas em profundidade e análises audiovisuais com alguns influenciadores digitais de destaque da década de 2010, esse ebook, que foi baseado em uma pesquisa de pós-graduação realizada na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) descreve o contexto que permite o surgimento da figura do influenciador digital e elenca as diferenças e semelhanças deles com as celebridades. 

Durante a leitura, o leitor irá encontrar esboçada uma potencial jornada para o influenciador digital, em um paralelismo com a Jornada do Herói de Joseph Campbell, demonstrando que o surgimento do influenciador digital acontece através de etapas incrementais e graduais. 

Além disso, as considerações finais (como todo bom trabalho baseado em pesquisa acadêmica) elenca alguns dos potenciais impactos e pontos de atenção das estratégias de comunicação que incluem a participação destes influenciadores digitais. 

Por muitos anos, optamos por definir influência como aquele número colocado ao lado do nome. Demos aos números um fardo muito maior do que eles de fato representam, especialmente em tempos de fazendas de likes e bots especializados em inflar engajamento. Jornada não é sobre números, mas sobre as histórias que a compõem e, especialmente, sobre o legado que elas deixam.

Ana Paula Passarelli, da agência Brunch, em prefácio do livro "Influenciadores: uma jornada"

A arte da capa é assinada pela minha amiga pessoal & artista Sami Makino, que se inspirou nos jogos de tabuleiro para indicar a “passagem de fase” dos influenciadores nas suas jornadas

Com prefácio de Ana Paula Passarelli, especialista em marketing de influência e fundadora da BRUNCH, e posfácio de Issaaf Karhawi, mestre e doutora em Ciência da Comunicação pela USP e pesquisadora de influenciadores digitais da COM+ (ECA-USP), esse ebook traz uma série de referências teóricas e provocações para quem atua com influenciadores digitais e creators.