Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio: educação midiática em Oficina de Influenciadores Digitais

Itinerários formativos para o novo ensino médio

Oficina de Influenciadores Digitais

Nos últimos anos, os sonhos dos jovens de ser astronautas, bombeiros ou atletas de renome foram substituídos pelo desejo de se tornarem influenciadores digitais.

O que será que encanta elas nessa tão nova profissão do mundo digital? E o que será que elas podem aprender com esse desejo latente da juventude?

A oficina de influenciadores digitais como um itinerário formativo para o novo ensino médio tem como objetivo proporcionar um contato com o ambiente digital de maneira responsável, aproveitando o interesse dos jovens para ensinar fundamentos do jornalismo e da comunicação. Além disso, a oficina permite debater o impacto social possível e as responsabilidades envolvidas nesta novíssima profissão.

O que os alunos do Ensino Médio podem aprender nesta oficina?

A proposta da Oficina de Influenciadores Digitais como um Itinerário Formativo para o Novo Ensino Médio é principalmente criar situações de reflexão, trabalho em equipe, análise, verificação e composição de materiais audiovisuais para plataformas digitais, bem como observação crítica do contexto da tecnologia e dos ambientes digitais.

Dessa forma, a oficina pretende capacitar os estudantes a construírem um repertório crítico relacionado aos campos da Comunicação, Ciências Humanas e da Linguagem.

Para isso, a monitora desta oficina atuará de maneira a mediar, a partir das atividades a serem desenvolvidas, o desenvolvimento de indivíduos capazes de questionar, interpretar e produzir de maneira autônoma e coletiva conteúdos digitais que causem influência e impacto social positivo e responsável para com a sociedade.

Objetivos de aprendizagem contemplados
na oficina de influenciadores digitais

Capacidade argumentativa

A cada encontro, os alunos são convidados a experimentar a análise crítica e autônoma sobre as comunicações que recebe e faz nos ambientes digitals

Organização e Gestão de Projetos

Há a preocupação em estimular a capacidade de solucionar problemas e buscar ajuda, atuando na sociedade por meio de projetos práticos e intervenções digitais.

Uso responsável de ferramentas digitais

Além de exercitar as técnicas de busca, curadoria e produção de conhecimento, os alunos são incentivados a desenvolver costume com ferramentas digitais de maneira responsável.

Além destas competências básicas, a Oficina de Influenciadores Digitais também está atenta a desenvolver outras capacidades entre os alunos:

A ementa completa da oficina incluir a preocupação em expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a temáticas de seu interesse.

Quando contratada para 10 encontros, a oficina acompanha a realização de projetos criativos de longo prazo, que integram diferentes linguagens, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas.

Isso pode ser feito por meio da  identificação e  aprofundamento em um tema ou problema, que orientará a elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa, a serem realizadas por meio de uma plataforma de mídia social digital ou analógica.

Os alunos são sempre estimulados a criar projetos pessoais a partir da identificação de dinâmicas sociais que gostariam de realizar, incluindo o planejamento de testes e o aprimoramento da ideia inicial.

Ao identificar aspirações pessoais que gostaria de transformar em empreendimento, os alunos são orientados da melhor forma para superar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.

Este tipo de dinâmica de aula permite aos alunos encontrar projetos de vida que gostariam de experimentar, o que os torna mais confiantes de que são protagonistas das suas próprias trajetórias pessoais e profissionais.

Antecipando os convites que a graduação e o mercado de trabalho farão aos alunos, esta competência é desenvolvida de maneira a provocar os estudantes na sua capacidade de investigação e compreensão do mundo.

Em muitos casos, eles são convidados a aplicar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de práticas e produções com características científicas (como artigos, resumos ou divulgações científicas).

Isso inclui, mas não se limita, à definição de uma hipótese, levantamento dos testes necessários, análises, interpretações e definição de conclusões possíveis a partir da pesquisa realizada.

O entendimento do que são fontes confiáveis e seguras, o ceticismo diante da enxurrada de dados disponíveis na internet e o uso ético das informações permeiam as aulas e permitem desenvolver o senso crítico dos alunos.

Oficina oferecida e mediada por

Jacqueline Lafloufa

Transmitir conhecimento, pra mim, significa empacotar o que descobri e aprendi de um jeito que encante e interesse a audiência. E não há audiência mais encantadora e desafiadora para mim neste momento do que os jovens dos últimos anos do Ensino Fundamental e primeiras séries do Ensino Médio.

Com mais de 12 anos de experiência no jornalismo de ciência e tecnologia e há mais de 7 anos como palestrante, tenho propriedade para abordar temas da cultura e do ambiente digital com leveza e cuidado.

Minha intenção com a oficina de influenciadores digitais é fazer com que o conhecimento possa empoderar os alunos a refletirem sobre suas atitudes dentro dos ambientes digitais e conseguirem  tomar as melhores decisões possíveis com os recursos a que tem acesso, ampliando a capacidade de cada um transformar sua realidade a partir de uma informação nova.

Além de oficinas e aulas para o Ensino Médio, também realizo palestras, mediação de conversas, debates e rodas de entrevistas.

Que tal agenda uma
aula experimental?

Reserve uma das mini-oficinas gratuitas* (até 100 minutos) disponíveis por tempo limitado para turmas da 1a e 2a série do Ensino Médio. Pode ser uma maneira de nos conhecermos e de apresentar uma proposta de Educação Midiática contemporânea para as suas turmas do Novo Ensino Médio.
MARQUE UM HORÁRIO

Reserve um dia e hora para escolhermos o melhor dia e discutirmos a melhor forma de realizar a oficina.

CONTATO DIRETO

Telefone : + 55 12 99600 5444

*Oficinas gratuitas válidas para a cidade de São José dos Campos. Outras cidades do Vale do Paraíba podem utilizar a gratuidade mediante o pagamento dos custos de translado.